terça-feira, 16 de março de 2010

O PÃO NOSSO DE CADA DIA DÁ-NOS HOJE


Mateus 7:7-11
7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
8 Porque aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre.
9 E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra?
10 E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente?
11 Se, vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?

Mateus 6:9-15
9 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome.
10 Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu.
11 O pão nosso de cada dia dá-nos hoje.
12 Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores.
13 E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém!
14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós.
15 Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.

O que orar? É uma resposta difícil, porque a tarefa de orar além de ser subjetiva é para   falar com Deus, agradecer-lhe, glorificá-lo, buscar sua presença, santificação...

É neste momento que cometemos contradições e até idolatrias, pois o mais errado é que não estamos orientados para Deus, mas para nós mesmos, no egoísmo centrado em sempre ganhar. É clássico pedidos como  “Senhor dei-me um carro novo, ou até mesmo pedidos de perdidos e achados, como se Deus pudesse devolver algo esquecido. Ele não é guardião de coisas matérias, nem mesmo podemos vê-lo como a luz de milagres em troca de orações, mesmo sendo o Senhor do impossível, cabe orarmos por algo verdadeiramente importante, o que é realmente é necessário, momentos de apuros até mesmo por nossa irresponsabilidade e leviandade como cristãos que somos, solicitando sua misericórdia e principalmente elevar em agradecimentos a sua benevolência em oferecer a salvação através de seu filho, em morte na cruz.
Deus é metafísico e sobrenatural, quando cremos nEle, é confiança adquirida não só da Palavra, é como quando éramos criança e nossos pais ordenavam  algo e fazíamos devido a confiança e autoridade deles. Com o Senhor é a mesma certeza de existência e presença, mas o modo dEle agir para nós pode não ser o que queremos ou precisamos num determinado momento. 
Em  Mateus 6:11 (o pão nosso de cada dia dá-nos hoje) é necessário fazermos uma reflexão sobre o pão, não podemos confundir com bens materiais, até Lutero em sua instrução “Pequeno Catecismo” dava sentido concreto ao pão,  afirmando como algo de comer, beber, casa, roupas, ou seja o que era necessário para a burguesia da época na Alemanha, e hoje temos que ter muito cuidado para não perder também o foco do que realmente quer dizer o pão.
Vivemos hoje num mundo globalizado, uma sociedade multicultural, onde valores qualitativos são confundidos com valores quantitativos, o pão tornou-se o mínimo da alimentação, no sentido figurado o mínimo para viver. O que vale dizer que é  o elemento básico e essencial na vida.
No Antigo Testamento, o pão é sinal de graça de Deus, por isto é sagrado.
O “ pão nosso de cada dia dá-nos hoje” não apenas um pedido a Deus que nos dê o necessário para o presente, mas é como santificar o pão em nossa vida espiritual.
Por sermos criaturas finitas, homens e mulheres, que não possuem uma eternidade no corpo é que pedimos todos os dias, ou seja, para cada dia, no próximo e assim por diante. Faz parte também de nossas limitações a saúde, motivo pelo qual não devemos questionar os males que poderão atingir durante a nossa existência, em nossas orações pedimos a proteção e temos a prazer de se sentir bem, principalmente por confiar, por acreditar.
A mensagem de  Mateus, nos faz refletir, é que o caminho da salvação é atingível, pois mesmo  sendo pecadores o perdão existe e através da oração e poderemos receber diariamente o pão.
Quando oramos pedindo o pão nosso de cada dia dá-nos hoje, cremos que receberemos o necessário para viver, principalmente na graça de Deus e que tudo que temos recebido dEle, devemos entender como uma antecipação da salvação eterna.
Orar sempre pedindo o diário, devemos deixar outros objetivos para a benção do Senhor, pois é contraditório pedirmos além do hoje, pois além de sermos pecadores através do fruto da sabedoria, orarmos além é também tentar tomar a vida do Jardim do Édem.
Devemos orar sim pela saúde  e de quem esta em nosso convívio, mas deixando sempre na benção de Deus, pois refletindo Deus responde ao seu tempo, não podemos desta forma responsabilizar por uma não cura, por algo que vá contra nossa vontade, pois se isto ocorrer estaremos acreditando que Ele está distante ou nós mesmos estamos afastados da Fé.
O milagre do nascimento traz a certeza que um dia morreremos, desta forma o lado terreno é de momentos agradáveis e  as vezes de atribulações que devemos ver como uma travessia do deserto. A oração nos faz manter o foco que Deus é graça como um bem absoluto de presente e futuro, Ele é eterno.
O significado de “pão de cada dia”, é a comida legal, a necessidade de vestir, saúde e tantas outras coisas que nos faz viver melhor em nossa peregrinação, mas o sentido espiritual é uma graça recebida.
Jesus convida-nos a perguntar, confiando nele, tendo um significado maior na expressão: “É, a sua dimensão espiritual, uma realidade de hoje que pode ser consciente por vocação pessoal que cada um de nós tenha recebido”. É este é o nosso encontro com a graça de Deus na vida quotidiana, mas também é certo desfrutar plenamente no amanhã. Na plenitude do seu Reino de Deus, um futuro que hoje tivemos na nossa expectativa com o pão nosso de cada dia.

Cláudio Muniz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário