sábado, 13 de março de 2010

ULTRAPASSAR BARREIRAS


Lucas 19:1-10
1 Tendo Jesus entrado em Jericó, ia atravessando a cidade.
2 Havia ali um homem chamado Zaqueu, o qual era chefe de publicanos e era rico.
3 Este procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, porque era de pequena estatura.
4 E correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque havia de passar por ali.
5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa; porque importa que eu fique hoje em tua casa.
6 Desceu, pois, a toda a pressa, e o recebeu com alegria.
7 Ao verem isso, todos murmuravam, dizendo: Entrou para ser hóspede de um homem pecador.
8 Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado.
9 Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão.
10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

A mensagem deste texto nos permite observar a conversão de Zaqueu, mas também é reforçado por muitos outros parâmetros que nos permite compreender totalmente essa salvação.
Destaca-se no texto uma breve descrição de Zaqueu, de pequena estatura, rico, pecador, odiado pelos judeus, pois através de interferência do poder romano era incumbido de arrecadar impostos e por isto era visto até como um traidor, tomava posses  de um povo subjugado pelo invasor (romanos). Mas este homem importante, principal cobrador de imposto  queria ver Jesus.
Devemos aprofundar na questão de Zaqueu e mergulharmos neste desejo de ver Cristo, pois se agirmos com a mesma atitude, buscar com toda profundidade como indivíduos e como comunidade teremos a resposta do Senhor (Graça).

quarta-feira, 10 de março de 2010

SEMEAR UMA OBRIGAÇÃO DO CRENTE.

Lucas 8:4-15

4 Ora, ajuntando-se uma grande multidão, e vindo ter com ele gente de todas as cidades, disse Jesus por parábola:
5 Saiu o semeador a semear a sua semente. E quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; e foi pisada, e as aves do céu a comeram.
6 Outra caiu sobre pedra; e, nascida, secou-se porque não havia umidade.
7 E outra caiu no meio dos espinhos; e crescendo com ela os espinhos, sufocaram-na.
8 Mas outra caiu em boa terra; e, nascida, produziu fruto, cem por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
9 Perguntaram-lhe então seus discípulos o que significava essa parábola.
10 Respondeu ele: A vós é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; mas aos outros se fala por parábolas; para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam.
11 É, pois, esta a parábola: A semente é a palavra de Deus.
12 Os que estão à beira do caminho são os que ouvem; mas logo vem o Diabo e tira-lhe do coração a palavra, para que não suceda que, crendo, sejam salvos.
13 Os que estão sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; mas estes não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, mas na hora da provação se desviam.
14 A parte que caiu entre os espinhos são os que ouviram e, indo seu caminho, são sufocados pelos cuidados, riquezas, e deleites desta vida e não dão fruto com perfeição.
15 Mas a que caiu em boa terra são os que, ouvindo a palavra com coração
reto e bom, a retêm e dão fruto com perseverança.

Estamos diante de uma parábola, maneira em que Jesus fala, de como seus ensinamentos podem atuar.  Através da responsabilidade de Cristão  é que devemos  nos debruçar sobre uma parábola, não escutando ou lendo, mas questionando o que Jesus está transmitindo e o que significa.
Às  vezes é difícil optarmos por uma pergunta, pois dúvidas surgem, mas cabe ao Crente através de orações e principalmente a busca constante da Palavra o conhecimento da mesma. Sim irmãos somente com esta noção aprofundada  que poderemos ser evangelizadores, poderemos discernir, sabendo a verdade da salvação.