sábado, 31 de julho de 2010



(Atos 2:1) - E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
(Atos 2:2) - E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
(Atos 2:3) - E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
(Atos 2:4) - E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
(Atos 2:5) - E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
(Atos 2:6) - E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
(Atos 2:7) - E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando?
(Atos 2:8) - Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
(Atos 2:9) - Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia,
(Atos 2:10) - E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,
(Atos 2:11) - Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.
(Atos 2:12) - E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?

            Pentecostes é certamente um dos momentos mais importantes para a nossa Fé, junto com o Natal e a Páscoa. Com efeito, se o Natal é o Deus que nasce como homem (Jesus Cristo), e na Páscoa o Deus que morre e ressuscita, Pentecostes é o Deus que se torna parte da humanidade e transforma em um completo e irreversível momento.
            Irmãos não por inversão de valores, é dado uma importância ao Natal como uma festa cristã por excelência, é porque, na sua dimensão divina, assume a forma de um parto muito humano, um nascimento simples como muitos que existem, numa manjedoura,  numa naturalidade, como ocorre em vários lugares neste país (favelas, debaixo de pontes, etc), sendo assim fez-nos de fácil compreensão, partilhado, quase algo espontâneo de nosso raciocínio compreensivo. Mesmo a Páscoa, criamos algumas dificuldades no mais, se na verdade de um Deus que morre é um evento muito incomum, um homem que se levanta da normalidade da morte, está fora da nossa compreensão é preciso fazer uma reflexão profunda, pois se colocarmos esses dois momentos juntos teremos um Cristo que era Deus e homem, parece difícil de entendimento. E assim a Páscoa, como na prática da verdade humana  é uma festa que leva mais os presentes do que outro motivo aos corações, chegando mesmo a ofuscar o Natal. Se olharmos com sentido cristão veremos a humanidade em dificuldade em conceber e aceitar estes eventos como sendo um dia de glorificação a toda humanidade que tem a salvação, depois da ressurreição de Jesus Cristo é apenas a exceção que comprova que a regra “até o ultimo dia ninguém irá subir, nos dando basicamente paz inconsciente”, porque não corrói e não prejudica o nosso sistema de valores humanos.
Em nossa pobre mente de lembranças, os anos passam e comemoramos o Natal e Páscoa como troca de presentes e são raras as pessoas que se aprofundam no verdadeiro sentido da data, motivo pelo qual  coloco que não é prejudicial aos nossos valores. Mas o que realmente perturba o nosso sistema de valores humanos é o evento de Pentecostes, pois tal como é transmitido pelas Escrituras, é realmente difícil de aceitar; pois afirmamos que um Deus que nasce e morre e em seguida ressuscita e retorna num lindo céu de Ascensão, cabe-nos um Deus que nos deixa em paz, deixando a humanidade livre para fazer o que ele fez antes (uma vida semelhante a JESUS), ou se preferem deixar os seus discípulos, real ou presumidamente, fazer o que eles considerem direito, sem nunca interferirem diretamente na vida das pessoas, é o livre arbítrio. Em suma podemos afirmar com toda certeza que existe um Deus que nos deixa fazer o que bem entendemos, e que alguns preferem não escolher a sua presença, rejeitando-o como idéia, deixando-o no céu, onde esse Deus é soberano, muitos chegam a retirá-lo da parte humana, chegando a falar “Deus eu não gosto disto, eu só amo isto, eu faço isto sozinho, sendo bastante e arrogantes em assumir o lugar deste Deus”.
Do Ponto Alto de nossa Fé o Pentecoste tem sido rebaixado com uma importância secundária para os eventos, alguns chegam a colocá-lo quase como bizarro, anacrônico pouco mais que uma fantasia, quase um episódio curioso que diz o que aconteceu com os primeiros apóstolos, com as chamas estranhas que caíram do céu em suas cabeças, mas isto foi apenas uma vez, porém, e, portanto, não poderá acontecer novamente! Isto é o que estamos vendo num sentido mais amplo que algumas igrejas vêm colocando aos fiéis ao longo dos séculos.
Escrevendo e lendo na Palavra iremos encontrar a verdade que diz o contrário, Pentecostes é o começo de algo novo que não está destinado a acabar em um momento específico, é um evento único na vida do cristão e não se repete. É bastante diferente do Natal ou da Páscoa de Jesus Cristo.  O tempo de Pentecostes, o tempo do Espírito Santo, o tempo de Deus entre nós, é o nosso tempo. Sim é o tempo que todos vivemos e vivemos até o dia em que nosso Senhor Jesus Cristo retornará fisicamente em sua glória, para reunir à sua Igreja na terra. Após o advento de Pentecostes a humanidade tem a sua vida de forma permanente, desde que assuma que Jesus é o único Salvador, pois Deus fez o homem para a vida eterna e devido ao pecado da primeira aliança, viveríamos ao vale das trevas e através de sua misericórdia nos concedeu seu filho como cordeiro de nossos erros.
Mas é importante destacar que esse Deus maravilhoso ainda lhe dá a opção de escolha, mas aqueles que aceitarem o Evangelho serão transformados pelo Espírito Santo, renasceu pelo mesmo Espírito e é um novo homem, uma nova criatura, como o apóstolo Paulo nos testifica em “(II Corintios 5:17) - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.  Portanto essa nova criatura é diferença nos olhos do mundo, pois aquele que tem Deus em seu coração, não se esconderá do mundo, nem continuará a comportar-se como pessoas do mundo, pois não haverá hipocrisia para ser aceito nesse mundo de erros, Deus que através do Espírito Santo não se calará as tradições  humanas, aos rígidos padrões criados pelo homem. Esse poder do Espírito se manifestou  com sinais potentes de que distorce a razão humana comum. O Espírito fala, revela a sua presença nos homens que presenciaram o Pentecostes  e aceitaram o Senhor como seu salvador pessoal e diz coisas maravilhosas, sem barreiras lingüísticas que tinha dividido a humanidade após a queda de Babel.
“Ouvimo-los falar sobre as grandes coisas de Deus em nossas línguas”, disse aqueles que querem saber. Lendo a Palavra, o evento de Pentecostes, me pergunto o que significa para nós a descida do Espírito Santo?
Talvez possamos pensar que este era apenas  um acontecimento especial, exclusivo para aquele tempo?
Qual a nossa relação com o Espírito Santo?
Devemos nos perguntar: nós sentimos sua presença dentro de nós, a cada dia, guiando-nos e obrigando-nos a mudar a nossa vida, ou vemos como algo distante no tempo, único, extraordinário e irrepetível, mas, portanto, não nos afeta mais?!
Se o Natal e a Páscoa têm permitido a humanidade ao encontro de seu Deus, aqueles que aceitam a  Jesus, o  Pentecostes permite viver cada dia com o nosso Deus; e viver com o Deus realmente significa ser processado novamente deixando de ser seres carnais para nos tornarmos em homens e mulheres espirituais e em novas criaturas de fato.
Se o Natal e a Páscoa nos remete ao passado de nosso Senhor, o que foi feito, para nos salvar, a criação da promessa de uma nova aliança, o Pentecoste nos permite viver o nosso Deus que está fazendo o hoje, que  dirige o que falamos enquanto estamos aqui e vamos viver a nossa vida presente.
O poder do Espírito Santo não é, não parou, não se enfraqueceu ao longo do tempo na  vinda aos Apóstolos que receberam em primeiro lugar; o Espírito Santo é o prenúncio do Reino de Deus que nos foi prometido, que através da Palavra é promessa.
O Reino de vir, já veio, já está entre nós; não podemos ignorá-lo, como aqueles que acreditam em Cristo, mas ainda não o aceitaram, ou aqueles que o ignoram, por pequenos orgulhos pessoais, pelos costumes mundanos, como aqueles que se opõem a Deus.
Sim amados aqueles que realmente aceitaram a Cristo em seus corações, se coloquem em oração, pois o Espírito Santo desce entre nós, e está atuando a todo segundo da nossa vida, é maravilhoso sentir a pessoa de Deus falando, recebendo nossas orações, respondendo a nossos apelos e nos concedendo bênçãos, não podemos negar que estamos vivendo no tempo do Espírito Santo, aguardando o cumprimento do Reino.
Irmãos independentemente da Igreja a que servimos ao nosso Senhor Jesus Cristo,  ele tem a missão confiada a cada um individualmente, estamos sob a orientação do Espírito Santo para viver hoje a unidade da Igreja com Cristo.  Servi-lo com todo coração, sendo guiados pelo Espírito Santo.
Aleluia!Irmãos e Irmã, Aleluia! Amem.

19 comentários:

  1. Olá! Irmão Cláudio, Graça e Paz...

    É sempre bom conhecer mais um irmão em Cristo Jesus, muito obrigado pelo convite para conhecer o seu blog, gostei muito, já estou te seguindo, espero também contar com sua amizade...

    Deus te abençoe...

    ResponderExcluir
  2. Olá...vim, te visitar e te oferecer dois selinhos
    1 - selo comemorativo de + de 300 seguidores
    aproveito pra te agradecer por voce ter me proporcionado esta alegria
    2 - selo do dia dos pais
    No amor de Cristo que nos une
    san

    ResponderExcluir
  3. Passei Para Parabenizar pelo blog e postagens, já te convido para dar uma passadinha no meu blog. tenho uma web rádio e gostaria de contar com sua participação, ouvindo e orando por esse ministério da Rádio Pentecostal,
    http://radiopentecostal.blogspot.com/
    Aceito Parceria....

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Irmão...Parabéns pelo blog está muito bonito....e principalmente a mensagen de salvação e conforto para almas...já sou seguidor do blog....e futuramente meu Amigo....Abs Irmão....Fica com Deus

    ResponderExcluir
  6. Querido irmão Graça e Paz do Senhor Jesus Cristo (que só Ele mesmo pode dar), obrigada por comentar meu blog, estou seguindo o seu blog e agradeço a honra de tê-lo no meu!!Deus abençõe!!!

    ResponderExcluir
  7. Graça e Paz

    Meu nome é Edinelson Lopes, sou coordenador de evangelismo do ministério Siga o Mestre, um ministério cristão de evangelismo e discipulado.

    Quero parabenizar por seu excelente trabalho neste blog (site) e lhe convidar a conhecer nosso blog, com matérias que apresentam o evangelho simples, sem misticismos ou fábulas, apontamos o cristianismo prático como culto racional, a resposta de Deus para a ardente expectativa dos homens, tanto dos salvos quanto dos que se perdem.

    Entramos em contato com você porque procuramos estabelecer contato com blogs cristãos de irmãos que estejam focados e preocupados com a real necessidade das pessoas, Jesus, o Cristo.

    Venha nos conhecer.
    Aguardamos sua visita no desejo de podermos lhe abençoar.

    Forte abraço, em Jesus, o Mestre.
    BLOG - SIGA O MESTRE

    Obs 1: Estamos seguindo seu blog.

    Obs 2: Podemos trabalhar juntos para promoção do Reino e edificação de nossos leitores, acesse PARCEIROS e conheça as regras para formalizar parceria.

    ResponderExcluir
  8. ola!!! parabéns pelo seu blog é muito abençõado!!! ja sou sua seguidora e aproveito para te convidar para fazer uma visitinha no meu blog. www.paragenteimportante.blogspot.com
    fica com Deus e tenha um feliz sabado.

    ResponderExcluir
  9. Tremenda mensagem!!!!

    Deus te abennçoe!!!!

    www.momentodeuncao.blogspot.com

    A paz.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Muito bacana seu blog e postagens , elas falam forte!
    Seria um prazer te-lo como amigo no meu :
    http://rose-brytto.blogspot.com
    Vivendo a fé!
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  11. A paz irmão Claudio!!!

    VocÊ ganhou um selo, da uma olhada no blog www.momentosdeuncao.blogspot.com
    E entenderá!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Olá, vim te visitar e oferecer o selo-destaque.
    Tenha um fds abençoado e cheio de paz
    san

    ResponderExcluir
  13. Boa noite!
    vim, te oferecer o cartão de natal do toque e deixar o meu toque de carinho e amizade
    san

    ResponderExcluir
  14. Olá, vim te oferecer um selinho: Voce merece receber um selinho especial (está postado no lado esq. em selinhos pra você)e deixo o meu toque de carinho e amizade -San

    ResponderExcluir
  15. O que é Natal pra você?

    Se tens amigos, busca-os!
    O Natal é encontro.
    Se tens inimigos, reconcilia-te!
    O Natal é paz.
    Se tens pobres ao teu lado, ajuda-os!
    O Natal é doação.
    Se tens soberba, sepulta-a!
    O Natal é humildade.
    Se tens dívidas, paga-as!
    O Natal é justiça.
    Se tens trevas, acende o teu farol!
    O Natal é luz.
    Se tens tristeza, reativa a tua alegria!
    O Natal é gozo.
    Se estás no erro, reflete!
    O Natal é verdade.
    Se tens ódio, esquece-o!
    O Natal é amor.
    Para que você tenha um Natal
    cheio de paz e amor...
    Natal é todo dia!
    Viva assim! Esse é o verdadeiro Natal.

    abços

    ResponderExcluir
  16. Como a algum tempo que não fazia uma visita, hoje resolvi ver o que está a escrever.É o anseio da minha alma que Jesus seja consigo, e encaminhe seus passos pela vereda da justiça. E que Ele cresça na sua vida de maneira que seja visto pelas pessoas que rodeiam sua vida, que o amor de Jesus fortaleça sua vida, e seja como um rio transbordante. Se desejar, mas é só se desejar siga meu blog, de volta seguirei também o seu. Também resolvi dizer-lhe que embora não te conheça mas em Cristo te amo, e continue a ser luz. Um abraço.

    ResponderExcluir
  17. Olá! Graça e paz! Gostei muito do seu blog! Adiciona esse também se você é um adorador www.firmeemcristo.blogspot.com!

    ResponderExcluir
  18. Olá, vim visitar teu cantinho e te oferecer: os cartões: de Natal e de 700 seguidores.Te agradecer por fazer parte da minha lista de amigos.
    Com o meu toque de carinho e amizade-San

    ResponderExcluir