quarta-feira, 5 de maio de 2010

ORAR EM BUSCA DO ESPÍRITO SANTO


Atos 8:9-25
9 – Ora, havia certo homem, chamado Simão, que ali praticava a mágica, iludindo o povo da Samaria, insinuando ser ele grande vulto;
10 – ao qual todos davam ouvidos, do menor ao maior, dizendo: Este homem é o poder de Deus, chamado o Grande Poder.
11- Aderiam a ele porque havia muito os iludira com mágicas.
12- Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como mulheres.
13- O próprio Simão abraçou a fé; e, tendo sido batizado, acompanhava a Felipe de perto, observando extasiado os sinais e grandes milagres praticados.
Pedro e João em Samaria

11- Ouvindo os apóstolos, que estavam em Jerusalém, que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João;
15- os quais, descendo para lá, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo;
16- porquanto não havia descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus.
17- Então, lhes impunham as mãos, e recebiam estes o Espírito Santo.
18- Vendo, porém, Simão que, pelo fato de imporem os apóstolos as mãos, era concedido o Espírito  [Santo], ofereceu-lhes dinheiro,
19- propondo: Concedei-me também a mim este poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo.
20- Pedro, porém, lhe respondeu: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois julgaste adquirir, por meio dele, o dom de Deus.
21- Não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus.
22- Arrepende-te, pois, da tua maldade e roga ao Senhor; talvez te seja perdoado o intento do coração;
23- pois vejo que está em fel de amargura e laço de iniqüidade.
24- respondendo, porém,  Simão lhes pediu: Rogai vós por mim ao Senhor, para que nada do que dissestes sobrevenha a mim.
25- Eles, porém, havendo testificado e  falado a palavra do Senhor, voltaram para Jerusalém e evangelizaram muitas aldeias dos samaritanos.

A sala que freqüento na Escola Dominical, nestes dois últimos domingos destacou a Comunicação com Deus e como aprendizado podemos  tirar  que comunicar-se com Deus é um dos grandes privilégios daqueles que tornaram-se filhos de Deus, sendo um elemento primordial e básico na vida cristã, fiquei refletindo e ontem ao ler a Bíblia localizei este texto de Atos 8:9-25 e pude chegar  a algumas conclusões que passo para meus amados irmãos:
Felipe após o assassinato de Estevão e da dispersão por causa da grande perseguição que era imposta aos que pregavam a Palavra do Senhor, foi para a Samaria, onde pregou o Cristo ressuscitado, o Messias, pois era assim que tinha que ser levada a Palavra, conforme a esperança dos samaritanos e Felipe tinha a plena certeza disto.
Temos que observar que a pregação era administrada as multidões sedentas de um sermão não só de palavras, mas também de atos extraordinários, acostumados com Simão, um mágico a quem todos ouviam. Mas Felipe evangelizava, ele era testemunha do sofrimento de Cristo na Cruz e desta forma ele foi batizando a todos, inclusive Simão.

Essa multidão que Felipe batizara, vivia uma alegria momentânea, momentos fugazes de êxtase, eram emoções passageiras, pois apesar de batizados, não tinham o conhecimento do Espírito Santo. Se observamos somente o ato humano de Felipe em batizar  e dar seu testemunho do sofrimento de Cristo na cruz leva essa multidão a um momento emocional.
Olhando num plano de raciocínio lógico, temos que nos perguntar quem era mais poderoso para a multidão Felipe ou Simão o mágico?  O povo buscava sentimentos flutuantes, atos de curas e milagres.
Infelizmente a Palavra de Deus é comparada por muitos (inclusive alguns que se designam cristãos) a leitura de horóscopos, cartomantes, videntes e superstições, trazendo as vezes um sentimento  de veneração religiosa fundada no temor ou ignorância e que conduz geralmente ao cumprimento de falsos deveres, a quimeras, ou a uma confiança em coisas ineficazes. E está ignorância leva o povo a pensar em ter um poder de definir a desgraça ou a sorte no hoje e no amanhã. Mas estes predicados são algumas das competências que procuram as multidões, em busca por uma alimentação baseada em seres humanos que pregam em benefício próprio, é o olhar de Simão. Irmãos temos que nos posicionar como cristãos em relação a algumas igrejas que não colocam atrás de si a Palavra de Deus, mas sim a palavra de magia, da construção de riquezas sem atribulações, de uma teologia de prosperidade baseada no dever de doar sempre o material e nunca o espiritual.
Se observarmos o texto Simão é o mágico profissional e sabe o poder de cura que pode ter sobre as pessoas, mas em comparação Felipe  é que usa o poder do Espírito Santo e trabalha com o bem: cura, expulsa  demônios e milagres, mas sempre usando a Palavra do Senhor e dar o conhecer do amor e da graça de Deus ao povo da Samaria  que evangeliza.
A proposta de Simão de comprar o dom do Espírito Santo, tem o objetivo de tirar proveito próprio de multidões facilmente manipulas pelo dote natural de Deus, pois passaria ter honra e riqueza, para ser o manipulador de samaritanos e com isto tenta usurpar das mãos do Senhor o nome do Espírito Santo.  Hoje existem muitas pessoas que usurpam o nome do Espírito Santo, e declaram-se capaz de discernir os espíritos ou pesquisar as profundezas da alma, com falsas promessas, mas sempre visando o bem próprio, são igrejas com a teologia da prosperidade, oferecendo através de programa de televisão, em cultos, as  facilidades de riqueza com a venda de uma imagem falsa de Jesus Cristo, pois ele não é material, ele é a essência de um Deus de vitórias no espírito.
Temos que refletir que o texto traz um Espírito Santo que é dom, não dos apóstolos, mas de todos que comunicam com Deus através de oração e passam a ser agentes de cura e de maravilhas ao receber o Espírito Santo.
É fácil de compreender, se colocarmos duas pessoas em oração, a primeira sempre se dedicou a comunicar-se com Deus, em glorificar seu nome, em buscar na Palavra a verdade, e ela está a passar por problemas graves de saúde, sua oração torna-se bálsamo da sua dor, pois ela tem fé, ela sabe que em momento algum o Senhor a desampara, ela sempre buscou na oração o seu caminho. Já a segunda faz uma troca de valores pela fé, ela busca na oração o ganho próprio, a oração passa a ser um martírio, pois ela passa a buscar a todo o momento a resposta do Senhor.
Quero alertar com o exposto, (como no texto de Atos) que a moeda de troca para o dom de Deus, (Espírito Santo) é a oração, mas temos que ter cuidado para que não seja uma ferramenta de usurpação. Esse dom de Deus nos é dado para cultiva-lo, para honra e glória do seu reino, na Igreja é a agregação é o instrumento que os fiéis reúnem-se para receber o amor de Deus, receber a Palavra de seu filho que através de seu sangue  nos salvou.
Apesar do sopro do Espírito Santo ser a todos, é nossa obrigação buscar em oração, postar-mos de joelho testemunhando nossos arrependimentos e fazendo-nos ter a certeza que somos pecadores, mas estamos reunidos na graça de Deus através de seu filho Jesus Cristo.

Amém.

Cláudio Muniz

38 comentários:

  1. Esse contato com Deus é tudo !!! Que Deus continue abençoando a sua vida !!! A PAz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu busco o batismo no Espírito Santo ha algum tempo. Agora estou disposta a faze-lo às madrugadas para ver se alcanço a essa graça de Deus.

      Excluir
    2. Eu busco o batismo no Espírito Santo ha algum tempo. Agora estou disposta a faze-lo às madrugadas para ver se alcanço a essa graça de Deus.

      Excluir
  2. Maravilhoso pensamento!
    Que as igrejas possam entender, que Jesus Cristo não está à venda, e que sim Ele é Senhor de nossas vidas, e não um mero "ajudador" de nossas necessidades.
    Jesus te abençoe sempre!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Necessário vos é nascer de novo
    joao

    na fé
    chris

    ResponderExcluir
  4. ola! =] ja ta add tb =]

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Cláudio, precisamos nos levantar realmente contra as negociações que fazem em nome de Deus,nós temos como lema em buscar uma igreja Saudável e Crescente, e não podemos nos calar diante de tanto erro, que o Senhor te abençoe e o Amado Espírito Santo te traga sempre a inspiração em seu coração...

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Claudio, muito boa suas matérias e vídeos, precisamos impactar as pessoas através de nossos textos, fico feliz pela visita no nosso blog.Que DEus continue te abençoando para que muitas pessoas possam acessar seu blog...
    Até mais
    http://arenasaocarlos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Irmão Claudio

    Parabéns pelo trabalho no seu blog.
    Que DEUS o abençõe grandemente.
    Sou sua mais nova seguidora.
    Fique com DEUS

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelo comentário amigo, que Deus o abenço-e a si e aos seus!

    ResponderExcluir
  9. Pois é Claudio, infelizmente as multidões não estão interessadas na obra da cruz, que é o que verdadeiramente nos salva e transforma. Mas podemos fazer a nossa parte, pregando a Palavra, a tempo e fora de tempo, vivendo o autêntico evangelho. Parabéns pelo blog!Paz!

    ResponderExcluir
  10. Graça e paz

    Ola fico feliz em ver mais evangélicos no blog
    que você continue assim usando a internet como arma poderosa para resgatar os perdidos
    aproveito para te convidar pra visitar o meu e e me seguir para compartilhar os meus post com você Deus abençoe

    http://jcbguerreiros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Jesus, Ele sim é Senhor de nossas vidas, e que nos conduz a vida eterna!!

    Irmão seu blog é uma benção, Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  12. E os sinais seguirão os crentes! Pena que muitos acham que os crente tem que seguir os sinais. Pena que nem todos se dispõem a conhecer o Espírito Santo e falo de cristãos também. Sabe, nada nos pode ser melhor que a comunhão com o Senhor que o Espírito Santo nos dá, não importa o que Deus tem a nos oferecer, mas que nós nos ofereçamos a Ele, isto é a essência no serviço do Senhor! Que Deus abençoe seu trabalho mais e mais meu irmão.

    ResponderExcluir
  13. QUERO AGRADECER A DEUS POR SUA VIDA E INICIATIVA ESPIRITUAL POIS NÃO SÃO TANTOS ASSIM QUE FAZEM BLOGS DESSA FORMA !
    UM GRANDE ABRAÇO A PAZ!

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente o homem é movido por vista, milagres, properidade- apenas aparencia.
    A maioria que vemos por ai esquece do coração, da alma, o depósito de sentimentos. Esquecem de ensinar o que é um relacionamento com Deus de verdade. A oração tem um poder extraordinário em nossas emoções, em nós mesmos. Ou seja, quando oramos entregamos nossas necessidades, nossos sentimentos nas maos de Deus. Quando entendemos que a oração não é um mecanismo de troca, ou moeda de troca, e sim uma maravilhosa forma que Deus nos presenteou para estarmos mais perto dele, viveremos melhor e saberemos que as vezes os males que estão em nossa vida é simplesmente culpa nossa.
    Que Deus continue te abençoando.
    Otimo blog!
    http://sabias-palavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Que a graça e a paz do Nosso Senhor Jesus seja sobre ti.
    Vim para retribuir sua visita e pra edificar minha alma com suas postagens.
    Agradeço pelo cometério em meu blog e louvo a Deus por tua vida, por estar fazendo o ide de Nosso Senhor! Que Deus lhe abençõe e derrame sobre ti as ricas benções espirituais! Amém!

    ResponderExcluir
  16. olá,
    obrigada pelo contato, gostei do seu blog tbm e dos textos, vamos trocando idéias por ai.. abraço. Selma Lobo

    ResponderExcluir
  17. Amem!

    Que o Senhor continue sempre te usando para levar aquele que nao O conhecem o seu amor e a sua palavra!
    Obrigada pela visita!
    Estamos te seguindo!

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  18. Agradeço pela linda reflexão! Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  19. Olá Irmão.
    A Paz do Senhor Jesus!
    Esse blog é fonte de inspiração e crescimento para aqueles que por aqui passam.
    Que o Senhor nosso Deus continue a lhe abençoar!

    ResponderExcluir
  20. Olá Cláudio!

    É como Deus disse: "Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo coração". Por isso é fundamental buscar esse revestimento, como você falou.
    Baseado no que Jesus falou que receberíamos poder para testemunhá-lo ao receber o ES, ou seja, através da manifestação dos dons na vida dos sofridos. Por isso creio que o objetivo do ES é mais do que simplesmente falar em linguas ou ter uma emoção, mas fortalecer o batizado para permanecer firme até o fim e torná-lo um instrumento para a salvação de outras pessoas.

    Um abraço! Que Deus abençoe você e os leitores do blog!

    Lucas - www.bytesqueedificam.com

    ResponderExcluir
  21. Que benção , Amén . Agradeço a deus pela sua vida amado . Obrigado pela sua visita em nosso Blog . Agora você tbm faz Parte de nossa familia amén? ABraços deus abençoe cada vez mas vocês!!

    ResponderExcluir
  22. Oi, Cláudio, obrigado pela mensagem enviada ao meu e-mail. Já estou te seguindo. É um belo trabalho. Neste momento estou trabalhando, mas com certeza vou ler os seus posts e verei os vídeos com mais calma. Te convida também a ser meu seguidor. Deus abençoe abraço!

    ResponderExcluir
  23. Olá irmão retribuindo a visita em meu blog, procurei seu blog e encontrei este aqui http://vidasimpactadas.blogspot.com/

    Vidas impactadas por Voz de Restauracion
    entrei lá mas não tinha ninguém aí sai, fiquei um tanto receiosa.Ja estou seguindo o seu blog viu?? caso queira seguir o meu, fique a vontade! paz

    ResponderExcluir
  24. Que a Graça do nosso Eterno Pai Criador do Céu e da Terra esteja convosco e sua família.

    Nós somos da IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL, especificamente do JD. AEROPORTO LIMEIRA – SÃO PAULO.
    Estamos apenas Divulgando o Amor de Cristo em forma missionária para você e seus familiares.
    Com Mensagens, Curiosidades da Bíblia, Pedidos de Oração, Intercessão, Consolo, Testemunhos, Amor ao Próximo, Salvação em Cristo, Músicas Gospel entre outros...
    Tudo isso por meio de um site – blog, que por sua vez, é preparado especialmente para você leitor.

    Não olhamos placa de Igreja, olhamos para um foco só, que é o Nosso Único e Verdadeiro Deus.

    NÓS da Comunidade pedimos que você entre lá e sinta-se a vontade perante o nosso DEUS, deixando comentários e sugestões para melhoria do site.

    Também indicamos sites e blogs de outras pessoas e comunidades (igrejas), como de pastores, presbíteros, apaixonados por Cristo... Etc.

    Você é Especial para Deus! E como é bíblico, amar o próximo, sempre...

    VOCÊ É especial para nós também!

    NÃO DEIXE DE ENTRAR! Isso não é algum tipo de Spam ou Coisa parecida.

    SEJA TAMBÉM Testemunha Viva do que Deus tem feito para todos nós!
    Aí, no caso se você quiser ser parte desta família do Senhor no nosso BLOG, basta nos SEGUIR.

    - Sendo na leitura diária, como também ajudando a Divulgar!

    Pois só PEDIMOS 1 MINUTO DO SEU TEMPO PARA você acessar.

    Sempre lembrando QUE ESTAMOS APENAS DIVULGANDO O NOSSO MINISTÉRIO PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA!


    DESDE JÁ AGRADECEMOS!

    DEUS CONOSCO SEMPRE.

    I.P.B – J.A

    http://upajagaleradecristo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. "Oração é viagem para o céu, comunhão com o Pai da criação." (Banda Stauros)

    Que Deus continue a abençoar o irmão!
    Abs!

    ResponderExcluir
  26. A comunhão com o SENHOR!!é Maravilhoso estar em comunhão com Ele!A oração é fundamental!!!
    Belo Blog que o nosso SENHOR continue abençoando cada dia mais você e sua Familia!!!
    Abraço!
    Jackson
    ahoraechegada.blogspot

    ResponderExcluir
  27. Nossa, muito bom o seu blog, que Deus o abençoe!

    Wiliam Rosa
    http://comoumajaca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Obrigada pela visita lá no blog.
    Abençoado o seu blog irmão, belo arquivo. Vou fazer um "tour" por outras postagens para receber a minha benção rsrsrsrs
    Que Deus continue lhe abençoando.
    Graça e paz

    ResponderExcluir
  29. Muito boa sua reflexão irmão Claudio,louvo a Deus por sua vida.Que Deus continue usando sua vida para nos trazer reflexões vinda diretamente do trono da Graça.A Paz esteja contigo!

    ResponderExcluir
  30. A Paz!
    maravilhosa reflexão, que Deus o abençoe sempre, muita inspiração e amor para você.
    Deus o abençoe em Cristo Jesus.
    Graça e Paz!!

    ResponderExcluir
  31. Nascer em Cristo Jesus é a maior experiencia que podemos ter. Que todos possam obter essa graça.

    ResponderExcluir
  32. que deus continue te abeçoando sempre fique com paz do senhor jesus meu irmão.

    ResponderExcluir
  33. Deus é fiel quero conhecer mais e mais o Espirito santo

    ResponderExcluir