domingo, 28 de março de 2010

UM HOMEM MODIFICADO - NOVO


Efésios 4:17-24 A Santidade cristã oposta à dissolução.
17 Isto portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis, como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos,
18 obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus, por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seus coração,
19 os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez cometerem toda sorte de impureza.
20 Mas não foi assim que aprendeste a Cristo,
21 se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo e à vontade em Jesus,
22 no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano,
23 e vos renoveis no espírito de vosso entendimento,
24 e vos revistais de novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão, procedentes da verdade.

O que muda? O que significa ser um homem novo, modificado?

Transformação está que pode ser realizada de diferentes maneiras, como ver o mundo através da justiça de Deus, ou por meio de sua graça, ou em uma santificação. Cada uma destas posições, no entanto, traz uma conseqüência prática na vida de cada crente, porque mesmo apesar da diversidade que cada um de nós pode ter de captar e responder ao chamado de Deus, descobrimos que o Senhor nos pediu que sejamos uma pessoa totalmente diferente daquela em que nascemos, ou que  somos Registrados.
A transformação do ser humano por causa da Palavra de Deus é tão importante que muitos textos bíblicos falam em contraste da carne e do Espírito, uma vida baseada na nossa lógica, as nossas contradições e a nossa presunção o que é completamente oposto ao lado Espiritual onde devemos dar um passo atrás e descobrir que não somos os senhores absolutos do mundo. Essa mudança é de alguém que descobre no outro uma dimensão diferente, o ser humano. A humanização da palavra de Deus através da carne  e através de seu testemunho, leva-nos a tomar o passo que é o senso de humanidade que perdemos, mas em Cristo reencontramos. O que isso significa é que para redescobrirmos o sentido da humanidade, temos que respeitar o outro ser humano.
Adão foi convidado a dar expressão concreta a essa expressão de humanidade, mas como agiu contrariamente, temos que tomar a posição de crentes, e agora tanto na igreja como no mundo onde nosso sentido de cristão necessita descobrir a expressão de humanidade.
Neste texto  de Efésios, não é apenas aparência ou forma de uma passagem, o que destaca é a necessidade apenas de mostrar que os crentes são diferentes dos gentios, porque descobrimos  o sentido da humanidade, pertencemos  ao Corpo de Cristo, significando que a existência é totalmente no Senhor, não havendo uma ruptura com o resto, demonstrando que nossos pensamentos não vagam como dos gentios, para nossa gloria a inteligência supera a ignorância daqueles que rejeitam a Palavra de Deus.
Com o exposto acima devemos nos perguntar se sabemos viver como cristãos em nossas relações interpessoais, como na nossa igreja, pois nem tudo é automático ao tomarmos determinadas decisões, temos que ser ativos e não reativos. Não na  necessidade de sermos chamados a servir, mas estarmos alerta a está servidão na sociedade  em que estamos atuando.
Quando assumimos que somos cristãos temos que estar ciente das mudanças das quais ouvimos e temos conhecimento no Novo Testamento, o expressar o sentimento de mudança real e radical, destacando como primordial em nossas vidas. O suposto conforto do mundo materialista e mundano é suprimido pela Fé no renascimento. Então vejamos. Em uma sociedade onde não há muito respeito, especialmente para as mulheres e os marginalizados, em uma sociedade onde o fraude e outros artifícios passam a ser pregação da Palavra, temos que fazer a diferença, pois se Deus  torna verbo através de seu filho, é a oportunidade de  humanização por   Cristo.
Isto  ocorreu  devido ao pecado de Adão e quão é também  nossa responsabilidade, nossa culpa, nossa mente que tira vantagens sobre o próximo, numa visão egoísta. Se pararmos para refletir o amor do Senhor, com o envio de seu Filho para redimir nossos pecados e termos a visão que o próximo tem que ser respeitado com dignidade de irmão, é o ensinamento de Amar o Próximo, pois caso não aconteça corremos os riscos de sermos simples gentios como é descrito no texto.
Se fizermos uma linha do tempo e olharmos para trás veremos o ser velho que éramos e, talvez nos envergonhassem, mas devemos nos alegrar pelo presente, pois em Cristo não somos mais ignorantes, mas graça a Ele que conhecemos a Palavra de Deus e reconstruímos este relacionamento com o Senhor.
Se estivermos realmente modificados o egoísmo que  endurece os corações é derrotado e passamos a ver o próximo com dignidade, sentindo em nossa pele o sofrimento alheio, passamos a ser solidários a dor do irmão.
Podemos observar que a ignorâncias e o egoísmo são nossos inimigos como cristãos, o caminho para ter o sucesso e abandonar qualquer semelhança com os gentios e buscar o aprendizado da Palavra que recebemos, mas o importante é com  a prática que deverá ser  um compromisso de nosso coração. Por isto irmãos podem ouvir pregações, fazer parte de atividades no seio da igreja, fazer parte de células, estudos bíblicos, mas se não estiver voltado a receber a mudança de um novo homem, na prática tudo é perdido, tudo ser torna inútil, temos que ser como o cozinheiro, colocar a mão na massa e desenvolver a receita.
Sabemos que é muito difícil viver com este homem novo, principalmente nos dias de hoje, mas com a ajuda do Espírito Santo podemos resistir à condição de pecado que nos são oferecidas um infinidade de vezes e formas, pois temos que ter consciência que estamos cercado de um mundo que alimenta mentiras, fraude, imoralidade sexual, o egoísmo, e egocentrismo e assim por diante.
Quando nos transformamos  em um novo ser, recuperamos a verdadeira dimensão humana que Adão teve doada pela Graça de Deus em viver na verdade e que recebe a justiça e a santidade divina.
Amém.
Cláudio Muniz 

4 comentários:

  1. Bom dia!!!!
    vim, agradecer sua visita e atenção dadas ao toque e aproveito pra te oferecer o mimo de seguidor, o selo de numero 1, 2 e 4 do toque.
    Tenha um domingo cheio de graça e que seja abençoado
    san

    ResponderExcluir
  2. REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
    Urge difundirmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós. – Regozijemo- nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

    (MC.14.41) – Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem Imortal, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet (Editora Biblioteca 24x7). E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta...

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz;
    Fiquei muito feliz pela visita e comentário. Que o Eterno o abençoe e que continue a publicar coisas tão interessantes. Um grande abraço.

    Pr. Elias T. Santan

    ResponderExcluir
  4. (GN.49.1) – AJUNTAI-VOS E EU VOS FAREI SABER O QUE VOS HÁ DE ACONTECER NOS TEMPOS VINDOUROS:(TB.12.6) – BENDIZEI AO DEUS DO CÉU, E DAÍ-LHE GLÓRIA DIANTE DE TODOS OS VIVENTES, POR TER USADO CONVOSCO DA SUA MISERICÓRDIA: O seu poder há de espiritualizar as almas de todos os Homens de bom senso, e de todas as Mulheres de boa fé; que alcançaram a verdade cientifica revelada na “EXORTAÇÃO DO SABER”; e que também já passaram a interagir com o Cristo Vivo, ao publicarem o chamamento que o nosso Pai Comum tem feito aos Filhos e Filhas do amor eterno, e que já começaram a renascer espiritualmente para a vida eterna.

    Aqueles que buscaram as boas novas na “Bibliogenese de Israel”, já vislumbraram a herança espiritual que a Providência Divina nos legou, e também já saberão se auto-reciclar na Lei do Senhor que nos impõe a recomposição da literatura bíblica, para formar os Cristãos Conscientes que hão de consumar a Profecia Sagrada, conforme já tem sido demonstrado, assim:

    (EX.) – O SEGUNDO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO ÊXODO: OS DESCENDENTES DE JACÓ NO EGITO. Estas 60 letras e 5 sinais recompostos, revelam que: É O CONJUNTO DE EX-SEGRÊDOS: O LEGADO DE VIDA CÓSMICA E O DESTINO DOS HOMENS.

    Outro exemplo:

    (JR) – JEREMIAS: A VOCAÇÃO DE JEREMIAS. São 26 letras e 3 sinais que dizem: CRIEI A AÇÃO DO SER: VEJAM E SEJAM.

    (JB.29.22) - RECEBEI O ESPÍRITO SANTO! (1CO.11.1) – SEDE MEUS IMITADORES COMO TAMBÉM EU SOU DE CRISTO.

    (Na verdade, Deus nos concedeu o livre arbítrio, a fim de que pudessemos agir tanto divinamente, como diabolicamente; segundo a nossa formação, na proporção da nossa graça em Cristo Jesus).

    ResponderExcluir