terça-feira, 23 de março de 2010

O DIA MAIS IMPORTANTE DO CRISTÃO - A PÁSCOA


No início de Dezembro passado, numa aula da Escola Dominical, o Pastor disse que a Páscoa é a data mais importante para o Metodista (crente), como estávamos próximo ao Natal fiquei a refletir e busquei na Palavra a resposta para o que era afirmado. Tinha conhecimento da ressurreição de Cristo, mas fiquei refletindo e busquei na Bíblia a seguinte mensagem:
João 14:15-31
15 Se me amais, guardareis os meus mandamentos.
JESUS PROMETE OUTRO CONSOLADOR.
16 E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, a fim que esteja sempre convosco,
17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós, o conhecei, porque ele habita convosco e estará em vós.
18 Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.
19 Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me verei; porque eu vivo, vós também viverei.
20 Naquele dia, vós conhecerei que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós.

21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.
22 Disse-lhe Judas, não o Iscariotes; Donde procede, Senhor, que estás por manifestar-se a nós e não ao mundo?
23 Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.
24 Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me ensinou.
25 Isto vos tenho dito, estando ainda convosco;
26 mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as cousas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.
27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o dá o mundo. Não se turbe e o vosso coração, nem se atemorize.
28 Ouviste que eu vos disse: vou e volto para junto de vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai, pois o pai é maior do que eu.
29 Disse-vos agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós creiais.
30 Já não falarei muito convosco, porque ai vem o príncipe do mundo; e ele nada tem em mim;
31 contudo, assim procedo para que o mundo saiba que eu amo o Pai e que faço como o Pai me ordenou. Levantai-vos, vamo-nos daqui.

O poder de consolar a dor da morte para aqueles que presenciam a partida de seus ante queridos, abruptamente ou naturalmente devido ao término do tempo de vida física é de difícil entendimento se não nos basearmos na Palavra, na Fé, pois além do materialismo existe ainda a reflexão sobre a morte, se tudo acaba com ela? A vida física acabando para onde vai a memória da pessoa, não pode se apagar assim, existe a alma, e nós como seguidores de Cristo, cremos que o nosso Deus envia o Consolo através do Espírito Santo como podemos observar no versículo 26 e  a Paz enche o coração de quem ama a Deus.
Analisando ainda podemos refletir que a resposta ao nosso pesar vem da ressurreição, a mensagem de vida e de salvação, que é administrado exclusivamente por Deus. O dia em que recordamos a ressurreição de Jesus Cristo (a Páscoa), responde nossas interrogações quanto a morte física, pois não é um evento cíclico que se repete a cada ano, como alguns, mas um evento único na vida do Cristão que atesta a solidariedade de Deus e sua proclamação da Graça, como em   Hebreus 9, 28 (assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.) Desta forma a Páscoa não é só o dia da ressurreição de Cristo, e se isso já é importante, mas também é o dia de haver reflexão sobre o centro de nossa fé, que nos leva a certeza da salvação quando da segunda vinda de Jesus, chamando-nos para a glória de Deus, pois aquele que aceita Jesus como único Salvador estará pronta para a salvação eterna, o aceita como único interlocutor para nos perdoar, através de seu sacrifício na cruz.
Quando Maria Madalena (João 20:11-18) não toca em Jesus, mas o vê e ouve e recebe a
ordem de levar aos discípulos as boas novas João 20:17 (Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.)
João 20:19 (Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!)  Jesus se apresenta não para afirmar a sua ressurreição, mas demonstrar que o poder de Deus é inimaginável, Ele pode realizar coisas incríveis e impossíveis.
O ponto primordial da Páscoa é sabermos que somente através de Cristo ressuscitado, passamos a ter um relacionamento diferenciado com Deus, a fé é reavivada, e quando recebemos está verdade a salvação existe. A nossa proclamação da Páscoa é simples: Jesus está vivo! E só porque Ele vive que vivemos também.
Aceitando Jesus como o único salvador de nossos pecados e tendo cada dia uma experiência de encontro com este Cristo, que nos mostra os sinais de seu sofrimento, na cruz, os pregos e as feridas, e desde a sua ascensão ao céu, é como se Cristo ressuscitasse a nossa fé, através de suas palavras, e, principalmente pelo Espírito Santo, Consolador.  Ele passou a preparar uma casa eterna para nós, João 14-2 (Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.) e a Páscoa nos faz ter certeza de já tenha construído.

Cláudio Muniz 

3 comentários:

  1. Muito bom meu amigo,a Páscoa é uma comemoração muito importante na vida do crente, ela é sinônima de libertação (Ex 12:17, 42; Dt 16.3) entende-se também como início de novos rumos, da nova caminhada em direção a uma vida santa e segundo o coração de Deus. Sua instituição foi ordenada por Deus (Ex 12.1,2 e Jo 2.23), a observação pelos filhos de Deus deve ser contínua (Ex 12.28,50), a exemplo do Senhor Jesus, que junto a seus discípulos a celebrou (Mt 26,17-20).

    ResponderExcluir
  2. Olá Cláudio!

    Boa tarde!
    Paz e graça de Jesus Cristo!

    Obrigado por ter-me deixado um comentário no meu perfil da UBE. Obrigado por ter seguido o meu blog. Quanto ao testemunho de ser evangélico, não é meu, é do site JesusSite.com.br. Vou colocar uma fonte para alguém entender que não é meu, mas é do site JesusSite. Obrigado por me falar disso.

    Quanto à postagem de Páscoa. É verdade, acho-a muito importante comemoração para a vida do crente como Rosângela disse acima. Infelzimente, a Igreja Católica Romana associou o paganismo à Páscoa, como o coelho, um símbolo maçônico e os ovos. Podemos comemorar a Páscoa, mas não podemos nos associar ao paganismo. Temos que ter muito cuidado com isso. Se quiser comer ovos de chocolate, pode comer. Não se esqueça de agradecer a Jesus pela Páscoa, pela morte e pela ressurreição. Convide Jesus a entrar na sua comemoração da Páscoa. Louve e glirifique a Ele.

    Deus te abençoe!
    Fique na paz e graça de Jesus!

    Gustavo

    ResponderExcluir
  3. Shalom!

    Amado Cláudio, uma alegria conhecer seu ótimo blog. O Eterno resplandeça o rosto Dele sobre ti e toda a sua família!

    Medite no Sl 110.7

    Nele, Pr Marcello

    Visite: http://davarelohim.blogspot.com/

    e veja o interessante texto;

    Monumentos da nossa fé

    P.s>>> Caso vc se identifique com o blog, torne um seguidor. Será uma honra!

    Grato

    ResponderExcluir