sábado, 10 de abril de 2010

GRAÇA OFERECIDA GRATUITAMENTE A TODOS


Isaías 54:17
Toda arma forjada contra ti não prosperará; toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor e o seu direito que de mim procede, diz o Senhor.

Isaías 55:1-13
1-Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.
2 Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares,

3 Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi.
4 Eis que eu o dei por testemunho aos povos, como príncipe e governador dos povos.
5 Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu correrá junto de ti, por amor do Senhor, teu Deus, e do Santo de Israel, porque este te glorificou.
6 Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
7 Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.
8 Porque os meus pensamentos são  os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos diz o Senhor,
9 porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
10 Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come,
11 assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas farpa o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.
12 Saireis com alegria e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e toda, as árvores do campo baterão palmas.
13 Em lugar de espinheiro, crescerá o cipreste, e em lugar da sarça crescerá a murta; e será isto glória para o Senhor e memorial eterno, que jamais será extinto.

Irmãos  na fé, por inúmeras vezes me perguntam porque introduzo a Palavra da Bíblia por escrito em minhas reflexões e meus pensamentos e não citando versículos para serem lidos.  Porque é o alicerce da minha estrutura, bem como todo aquele que quer viver a semelhança de Cristo, deve ler, ouvir e refletir sobre a Palavra, pois só assim alcançará a verdade. Quanto mais você lê mais aprendizado terá, existe em todos os Cristãos a voz do Espírito Santo, que em mim por várias vezes começo a escrever um determinado assunto e ele me leva a caminhos diferentes de reflexão.
Mas vamos ao texto de Isaías, que faz-nos conhecer indivíduos que vivem o drama do exílio: estar em um país estrangeiro, sem um lar, identificados como inimigos, ou na melhor da hipóteses como estranhos, certamente não é uma condição boa, é como se fossem um peixe fora d’água, um estranho num ambiente hostil. Assim o povo de Israel na Babilônia  era  absorvido não por incertezas, mas por mudanças de seus costumes, ser dominado pela cultura do povo dominador, o que leva freqüentemente ao povo estrangeiro assumir os princípios e valores adquiridos.
Se refletirmos a incerteza é o que não deixa  basearmos num plano de vida, simplesmente não conseguimos entender o útil, o importante, pois tudo parece precário, instável, incerto, então precisamos encontrar algo que nos dê segurança e isso nos faz sentir conforme o grupo social em torno de nós. Sendo assim somos exilados em uma terra estrangeira, pois estamos numa sociedade de consumo cada vez mais distante de nós e dos nossos princípios éticos. Há muitos valores da sociedade atual em total colapso, como: uma economia virtual, onde o valor do suor no trabalho é trocado pelo papel com lucros absurdos (especulativos)   que aumenta as diferenças sociais,  uma política que corrompe a base democrática de igualdade, pois o objetivo de privilegiar os cidadãos, a proteção da sociedade é trocada por interesses pessoais. Estamos vivendo numa sociedade que apresenta uma escolha errada de princípios onde a solidariedade entre gerações não é possível, não existe o respeito ao idoso e na contramão o incentivo de vida para os jovens, alguns caem na destruição das drogas e não encontram uma mão em apoio, sim por preconceitos desta sociedade. Existem ainda alguns que se denominam parte separada da sociedade com preconceitos e atitudes contrárias ao amor ao próximo.
Os contratos sociais não são respeitados, pois a honestidade é suprimida pela ganância. Fica evidente uma condição séria que impede os pobres de perder a dignidade e os fracos de serem explorados. A falta de um pacto social e da fragilidade de todos os convênios de nossos políticos de hoje com os concidadãos, nos faz sentir o ação completamente oposta do que a aliança que nos faz pensar que Isaías é colocado no centro da promessa (benção do Senhor); na segunda parte do versículo 55:2 Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares, 55:3 Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi.
            Contratos são geralmente sujeitos ao individualismo e trapaças que levam a um único benefício, contrário aqueles que são honestos e seguem os ensinamentos de Deus. A este respeito Calvin capta bem o sentido da pergunta, dizendo: “Mesmo se nós nos separarmos um pouco de Cristo, a salvação virá...Onde o nome de Cristo não toca, tudo se torna obsoleto.
Os princípios de nossa política, bem como de economia global estão cada vez mais semelhantes a vendedores que incentivam um mercado com gritos e apelos, mostrando os valores superficiais de seus produtos, tentando fazer esquecer que tudo isto está longe de ser a palavra e o significado da Ética.
Mas as exclamações e resposta no texto de Isaías, nos remete ao contrário do que assistimos hoje, pois trazem a abundância e a riqueza de uma aliança com Deus, que é basicamente um novo estado de salvação em que descobrimos o poder da benção de Deus.
No texto somos chamados a refletir sobre aquisições de nosso lado material não poder superar o lado espiritual. Alcançado o necessário o por que objetivar sempre o mais, ultrapassando inclusive ao amor ao próximo, versículo 55:2 Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares,
Somos impotentes em face  destas palavras, provavelmente como foram os judeus que haviam assimilado e considerado mais importante à cultura e modos de vida dos babilônios, mas desta forma tinham perdido o pacto de observância religiosa.
Temos que analisar que quem faz promessas é Deus, não sendo um assunto qualquer. É Deus que se abaixou ao nível do homem e para baixo, pedindo para ser ouvido e depois obedecido, mas compromete-se com a salvação.
Nós Cristãos como os judeus estamos sujeito ao pacto, já estamos dentro do estado de salvação em que Deus nos chamou (seu plano divino), temos conhecimento de sua graça, só que alguns constroem sua vida em torno de si mesmo, deixando o principal fundamento da salvação que é Jesus Cristo. Embora num sentido espiritual estejamos a caminhar para a nossa terra prometida, poderá se perguntar o porquê de realizar a vontade de Deus? Porque está prometido pela graça nos versículos 12 e 13 é latente a promessa:
12 Saireis com alegria e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e toda, as árvores do campo baterão palmas.
13 Em lugar de espinheiro, crescerá o cipreste, e em lugar da sarça crescerá a murta; e será isto glória para o Senhor e memorial eterno, que jamais será extinto
Amados irmãos e irmãs existe promessa de graça maior gratuitamente? Não pois trata-se da vida eterna, graça concedida por Deus.
Na crença cristã  e somente nela existe a palavra e ação da GRAÇA.
Amém.

Cláudio Muniz

23 comentários:

  1. Palavra abençoada. Sou grata a Deus pela sua vida, que Ele continue te abençoando e te usando como canal de bençãos. Fica na paz!!!

    ResponderExcluir
  2. Texto maravilhoso,também ando incorformado com certas coisas na Igreja, mas quanto mais me decepciono com o homem, mas aumento a minha confiança em Deus e isso me fortalece. Fico feliz em saber que existem pessoas que desejam viver o genuino Evangelho pautado nas verdades das escrituras.

    Aproveito para lhe convidar a conhecer o http://recortecotidiano.blogspot.com/ será um prazer receber sua visita, e se quiser seguir será uma honra. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito feliz com seu comentário, passando para agradecer pela visita, estou a disposição. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz irmão...
    Além de retribuir a visita venho agradecer ao recado carinhoso e que possamos dividir muitas mensagens do Reino para edificação do corpo!! God Bless You!

    ResponderExcluir
  5. Ola! Parabens pelo blog, que Deus continue te usando a cada dia mais, convido-o para me visitar tbm e se gostar ficaria feliz de te-lo como seguidor. Um abraço e fique na paz.

    ResponderExcluir
  6. ClaudioParabens pelo blog, que Deus continue te usando a cada dia mais...obrigado por me seguir...q Deus te abençoe beijos

    ResponderExcluir
  7. A Paz do Senhor! Gostei mto do seu blog... abençoador. aproveitei para retribuir a visita.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá, a paz irmão,muito obrigado por ter me seguido la no meu Blog e ter sido o primeiro isso é bom para que venhamos compartilhar o evangelho do nosso Senhor Jesus,e o mais importante, propagarmos esse evangelho.
    Continue fazendo esse trabalho abençoado que o Sr faz para que as pessoas possam saber dessas verdades, abraços e graça em nosso Deus.

    ResponderExcluir
  9. Aleluiaaaa...O senhor é Bom de Mais e suas Promessas Verdadeiras Pra Nos.QUe Deus Continue te usando!

    ResponderExcluir
  10. - Deus é maravilhoso.. e ser usado por Ele é Gratificante!!! que DEUS continue te abençõando mais e mais... AMÉM!

    foi um prazer conhecer você e seu blog..
    bjO!

    ResponderExcluir
  11. parabéns pelo seu blog, muito abençoado e lindo! Fico grata com a visita ao meu, que é tão novinho, q Deus possa estar usando nos para a propagação do evangelho cada dia mais!

    ResponderExcluir
  12. Graça e paz
    Achei seu blog na ubião dos blogueiros e resolvi conferi e vi que é uma benção gostei muito do seu blog e tenho certeza que ele sera uma arma poderosa para saquear o inferno trazendo pessoas para Jesus no amor e sabedoria.
    Já estou te seguindo e aproveito para compartilhar com você o meu blog http://jcbguerreiros.blogspot.com/
    pode entrar deixar seu comentários no post nos videos e recados.
    Você já bem vindo.
    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  13. A paz meu irmão!!! Obrigada pela visita e comentário lá no Blog dos Últimos! E o quê seria de nós, hoje, se não fosse a graça de Deus manifesta em Jesus, não é mesmo? Glórias a deus por tão grande amor por nós!

    Fique com Deus sempre! Que o Espírito Santo esteja sempre te direcionando para o quê postar aqui, a fim de trazer esperança para os aflitos com a Palavra de Deus, meu irmão!

    Em Cristo,

    Claudia Sunshine (Claudia Paiva)
    http://blogdosultimos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Graça e paz

    Ola vi o seu recado na UBE valeu a pena conferir ,as postagens são uma benção e bom ver que tem bastante gente cheia como um vaso transborda da glória de Deus e passa através da internet que você continue assim usando a internet como arma poderosa para resgatar os perdidos
    já estou te seguindo
    aproveito para te convidar pra visitar o meu e compartilhar os meus post com você e seu amigos no blog

    http://jcbguerreiros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Se ainda caminho em pé, e não pereci é porque a graçado senhor me sustente, favor que não mereço mais ele me da!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Boa Tarde!
    vim, ver suas atualizações e te oferecer o selo esse blog é dedicado ao Senhor
    no amor de Cristo que nos une
    san

    ResponderExcluir
  17. A paz, irmão! Que benção, venho agradecer uma visita e saiu abençoado e edificado.
    Forte abraço.
    Victor Hugo
    www.projetodec.com.br

    ResponderExcluir
  18. A paz do Senhor! Belíssimo post,ótimo vc escrever o capítulo biblico,muitas vezes as pessoas que entram prá ler estão sem biblia e realmente o versículo por escrito acaba facilitando a leitura, parabéns lindo blog.BJos
    www.alienamempis.zip.net

    ResponderExcluir
  19. Graça e Paz!
    Agradeço pelas boas vindas...Já estou te seguindo pois achei muito bom seu blog!!espero aqui aprender muitas coisas!
    Se for de sua vontade de uma olhadinha no meu blog ta meio amador ainda mais Deus esta nos capacitando para melhorar e falar um pouco mais sobre a Palavra deles aos jovens...
    Se for de seu desejo tbm nos seguir ficarei grata.
    Que a Paz do Senhor esteje Convosco!

    http://celularevolucao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. oi. graça e paz! quando abri o seu blog Deus confirmou tudo que dentro de 1 ano ele tem usado os seus profetas para se comunicar comigo,eis ai a importancia de sermos amigos Profeta.Deus te abençõe!! ass:nadia

    ResponderExcluir
  21. bençãos sem medida,foi ler estas palavras. ho glorias!

    ResponderExcluir
  22. Conine sendo este insrumento de Deus amado, realmente o crente em Jesus, como voce disse no inicio precisa muito da palavra, pois nem so de pao vivera o homem mas de toda a palavra que sai da boca de Deus(Mt 4.4), parabens amado pelo artigo, que Deus abençoe.

    ResponderExcluir